.Justiceiro Social

O Blog Justiceiro Social, foi idealizado como um espaço que irá estar sempre actualizado com a realidade social. Será um espaço de entrevistas, comentários, sugestões e diferentes visões da nossa sociedade actual. Desta forma pretendemos ser mais um suporte para todos aqueles que se interessam com o presente e o futuro da nossa sociedade

.posts recentes

. Políticas Sociais para a ...

. ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFIC...

. O ENVELHECIMENTO

. RELAÇÕES INTERPESSOAIS

. MIL VISITAS

. TRAUMAS DO BULLYING - mau...

. A pobreza em Portugal

. Factores e causas da Pobr...

. Ajude a ajudar

. Sondagem para aferir a vi...

.arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

Segunda-feira, 10 de Março de 2008

Violência Doméstica

No seguimento do texto do dia 5 de Março, "As Vítimas da Violência Doméstica", acho pertinente, expor uma explicação para a Violência Doméstica, bem como os seus motivos. 

A violência doméstica é um problema grave e, até certo ponto, escondido da sociedade. Todo o recurso à violência é proibido de acordo com a lei Portuguesa e representa uma violação dos direitos humanos fundamentais.

A violência e o abuso na família e entre os casais são especialmente perigosos, e têm ramificações consideráveis para todos.

A Violência Doméstica define-se como o tipo de violência (física, sexual ou psicológica) que ocorre em ambiente familiar, seja entre os membros de uma mesma família, seja entre aqueles que partilham o mesmo espaço de habitação.

É uma problemática delicada de abordar e muito difícil de combater, pois as próprias vítimas sentem grande ambivalência relativamente aos autores dos actos violentos. Existe ainda a dificuldade acrescida de, regra geral, não existirem testemunhas destes actos e a existirem nem sempre desejarem apresentar o seu testemunho para não se envolverem em conflitos familiares que se apercebem têm um carácter cíclico, pois uma das características deste tipo de violência é ser cíclica.

O ciclo da Violência Doméstica é caracterizado por três fases distintas:

uma 1ª fase em que a crise se desencadeia e na qual surgem discussões decorrentes da acumulação de tensão dentro e/ou fora de casa, com aumento de ansiedade; uma 2ª fase em que surge o episódio agudo, com explosão de violência e no qual o autor do acto violento descarrega a tensão sobre a vítima, independentemente da sua atitude; e, finalmente, uma 3ª fase, chamada de lua de mel, em que surge o arrependimento e as promessas de alteração de comportamento.

Estas fases vão-se sucedendo, em espiral, com episódios agudos cada vez mais intensos e com um ciclo cada vez mais curto, até que as vítimas deixam de acreditar na mudança prometida e decidem denunciar as agressões de que são vítimas.

Em Portugal, de acordo com os dados fornecidos pelo Ministério da Administração Interna, as denúncias de violência doméstica têm vindo a aumentar sistematicamente e de forma progressiva, tendo-se registado 11.162 queixas em 2000, 12.697 queixas em 2001, 14.071 queixas em 2002 e 17.427 queixas em 2003.

Acresce que em 2003 a violência contra a(o) cônjuge ou companheira(o) foi a mais frequente, constituindo 84% das denúncias.

O Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (800 202 148) recebeu em 2003 1880 chamadas de violência, na sua maioria feitas por mulheres (97,8%), sendo que destas, 67,8% eram casadas e 17,8% viviam em união de facto, e pertenciam predominantemente às faixas etárias dos 25 aos 34 anos (22,8%) e dos 35 aos 44 anos (22,7%).

Este número crescente de denúncias de violência doméstica, perpetrada principalmente sobre as mulheres, torna evidente a sua dimensão no nosso país, sendo que este fenómeno tem significativas implicações políticas, sociais e económicas.

Assim, e considerando que este tipo de violência constitui uma violação dos direitos humanos e que, de acordo com a Constituição da República Portuguesa compete ao Estado garantir os direitos e as liberdades fundamentais e o respeito pelos princípios do Estado de direito democrático, bem como promover a igualdade entre homens e mulheres.

 CAUSAS E MOTIVOS

 

A verdade é que o problema da violência, antes de se tornar uma questão social é uma questão intrínseca ao indivíduo. As razões de ordem emocional, mental, psicológica e até espiritual vêm antes do social e até o condicionam de certa forma.

A violência doméstica conjugal é causada especificamente pela escolha de um parceiro agir de forma agressiva com relação ao outro. Uma série de factores pode levar a essa decisão, mas apenas no caso de compulsão incontrolável é que esses factores podem eliminar a possibilidade de mudança de comportamento do agressor.

Note que o poder num relacionamento envolve geralmente a percepção. Uma pessoa pode se considerar como subjugada no relacionamento, enquanto um observador menos envolvido pode discordar disso.

Muitos casos de violência doméstica encontram-se associados ao consumo de álcool, pois a bebida torna a pessoa, em alguns casos, mais agressiva. Nesses casos o agressor pode apresentar inclusive um comportamento absolutamente normal e até mesmo "amável" enquanto sóbrio, o que dificulta a decisão do parceiro em denunciá-lo.

publicado por CSPS às 15:21
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Sulivan a 30 de Setembro de 2008 às 18:18
Árdua missão para a Polícia

Sou policial, 17 anos de combate ao crime, e atender a esse tipo de ocorrência é sempre desagradável, não que hajam ocorrências policiais agradáveis, o que quero dizer é que precisamos ter sensibilidade, e agir com cautela, pois a vítima quando solicita o concurso da polícia pretende muito mais uma solução para sua vida pessoal do que a punição de seu agressor, e ter plena consciência do quanto foi difícil quebrar preconceitos e barreiras psicológicas até chegar ao ponto de solicitar intervenção de terceiros em sua vida, nesse caso o estado. Expor sua intimidade para estranhos não é nada fácil. O primeiro contacto é fundamental, transmitir segurança e ser profissional ao extremo é necessário. Fato é que a maciça maioria dos agressores domésticos, embora cometam crimes e contravenções , não representam um risco à sociedade, mas, especificamente à mulher por ele vitimizada. A abordagem desse agressor deve ser respeitosa e humana, diz a boa prática policial, a ética deve prevalecer. Imensa é a dificuldade de actuar quando a violência não é física , e sabemos, pela experiencia do dia-a-dia, que existem inúmeros casos onde mulheres estão presas a relacionamentos por medo, onde a ameaça e a violência psicológica imperam, vivem como prisioneiras em seus lares, libertar-se dessas correntes parece impossível. Não existem números exactos que expressem essa realidade. Não possuo conhecimento sobre psicologia, talvez isso faça com que não entenda o que leva um homem a agir assim, agredir uma mulher, mesmo com palavras, parece-me um dos piores actos de covardia. Aguardo, como todos, por um dia em que teremos índices de violência mínimos , é muito difícil suporta-la nas ruas, o que dirá quando ocorre dentro do lar.
De Marina a 26 de Março de 2011 às 01:34
Cara Agente da Autoridade. Lamentavelmente o nosso País ainda não sabe lidar com nenhum tipo de violência domestica pois infelizmente vê-se historias todos os dias nos jornais e a policia nada faz. Eu sei que é À conta de muitas queixas que logo a seguir são retiradas pelas mesmas- Mas por umas pagam as outras, não justo. E o país onde nós vivemos, em que a injustiça é muito grande. Espero as melhoras.

Comentar post

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Justiceiro Social Pessoal