.Justiceiro Social

O Blog Justiceiro Social, foi idealizado como um espaço que irá estar sempre actualizado com a realidade social. Será um espaço de entrevistas, comentários, sugestões e diferentes visões da nossa sociedade actual. Desta forma pretendemos ser mais um suporte para todos aqueles que se interessam com o presente e o futuro da nossa sociedade

.posts recentes

. Políticas Sociais para a ...

. ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFIC...

. O ENVELHECIMENTO

. RELAÇÕES INTERPESSOAIS

. MIL VISITAS

. TRAUMAS DO BULLYING - mau...

. A pobreza em Portugal

. Factores e causas da Pobr...

. Ajude a ajudar

. Sondagem para aferir a vi...

.arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

Quinta-feira, 6 de Março de 2008

Imigrantes Romenos em Portugal

Portugal foi, durante séculos, um país, onde a maior parte da sua população se viu forçada a emigrar para poder sobreviver, o que ainda continua a acontecer. No entanto, nos vinte últimos anos, Portugal tornou-se, também, num destino para muito imigrantes.  Até aos anos noventa, foi, sobretudo, procurado por habitantes dos países lusófonos, mas a última vaga, em finais dos anos noventa, provém dos países da Europa de Leste, com destaque para a Ucrânia, Moldávia, Rússia e Roménia. Esta imigração deveu-se, principalmente, ao facto dos países do norte da Europa terem nos últimos anos fechado as suas fronteiras. Os países do sul da Europa, como Portugal revelam crescentes carências de mão-de-obra. Redes de trabalho clandestinas alimentam o sector da construção civil em franca expansão. Muitos destes imigrantes esperam encontrar em Portugal, uma porta de entrada para outros países europeus, sobretudo depois de ter sido estabelecido o espaço Schengen (1998).

Os imigrantes vindos do leste da  Europa são um conjunto de comunidades relativamente recentes. Os primeiros que, aqui, chegaram foram ciganos vindos da Roménia, logo após a queda do Muro de Berlim (1989). A grande vaga ocorreu depois de 2000. Estima-se que estejam, em Portugal, 8.815 cidadãos romenos.

Ao contrário das restantes comunidades de imigrantes, em vez de se concentrarem em áreas geográficas definidas, espalharam-se por todo o país, desde as principais cidades do litoral às pequenas aldeias do interior. Foram à procura de trabalho e não seleccionaram os locais.

Contudo, a vaga de imigrantes Romenos levantou novos problemas como:

    • Crime organizado – A imigração do leste foi acompanhada pela instalação, em Portugal, de verdadeiras máfias que operam de forma extremamente violenta, o que terá contribuído para o aumento da criminalidade organizada. Estas máfias procuram controlar estes imigrantes. Excepto alguns casos, estas máfias tem-se limitado a actuar junta das próprias comunidades de imigrantes romenas, extorquindo-lhes dinheiro. A morte de muitos destes imigrantes tem sido atribuída à acção destes mafiosos, onde actuam também portugueses.  

    • Tráfico de seres humanos - Uma verdadeira rede de tráfico de mulheres de leste para a prostituição está estabelecida em toda a Europa, Portugal não foge à regra. Muitas, destas mulheres, são trazidas por máfias romenas. Para além deste tráfico, regista-se um aumento do número de casos de venda de crianças por ciganos romenos.  

    • Mendicidade – A mendicidade em Portugal não é um fenómeno recente, mas a verdade é que conheceu um aumento muito significativo a partir dos anos 90 com a entrada milhares de ciganos romenos. Estão neste momento espalhados por todo o país e operam em grupos organizados, utilizando com frequência crianças e deficientes.

    Como já foi referido, há famílias romenas a utilizar crianças para mendigar nas ruas, colocando em perigo a saúde destas crianças. É frequente, encontrarem-se mulheres a vaguear com crianças ao colo, numa tentativa de sensibilizar os que por elas passam. Oriundos da Roménia, estas famílias de etnia cigana entram, quase sempre, no País com um Visto de Turista. Depois, espalham-se pelas principais cidades, fazendo da mão estendida o primeiro passo para o seu sustento.” Muitas vezes, repetem, em Portugal, o comportamento a que as condições difíceis nos bairros degradadíssimos da Roménia os obrigavam. Pelo que, algumas estão em acampamentos, outras em barracas ou casas alugadas, mas sempre “em movimento”, com medo dos agentes do SEF.

    No entanto, a mendicidade não é crime, mas a exploração de menores para a sua prática é, pelo que deveriam ser criadas mais respostas a nível de acolhimento temporário, para que as crianças fiquem lá algum tempo, a receber os cuidados de saúde e alimentação apropriados.

    Contudo, os “cidadãos romenos podem entrar sem Visto no nosso país, podendo aqui permanecer por 3 meses (prorrogáveis até dois períodos de 3 meses). Não sendo a mendicidade um crime e tratando-se do único sustento destas famílias, a resolução desta situação assume contornos muito complexos. “ (ACIME). Por isto, o ACIME constituiu em 2002, um grupo de trabalho para tentar solucionar este problema.

     

publicado por CSPS às 14:40
link do post | comentar | favorito
180 comentários:
De andreia fonsca a 8 de Fevereiro de 2011 às 21:30
pois, é de ter muita peninha realmente, eles vem para cá mendigar de dia e roubar de noite, ou par os mais sensíveis , apanham o que está à mão de semear!!
lamento não compartilhar desse grupo solidário para com este povo, pois até ao presente só tive más experiencias, terem morar com eles no mesmo prédio e veremos de não mudam de opinião rapidamente, desde lixo, mau cheiro, aglomerados de 15 num só apartamento, ameaças, drogas, não trabalham e vivem dos subsídios do nosso pais que muita gente que descontou p eles, não os tem, e darem assim prioridade a essa gente "coitadinhos" como se eles trabalhassem e se há excepção há regra até as há, mas contam-se com os dedos das mãos, por isso digo...rua com eles p Roménia e viva SARCOZI !!!
De ANDREIA FONSECA a 8 de Fevereiro de 2011 às 21:37
ALIÁS .....lamento não me ter expressado correctamente..... não são todos os romenos são os romenos ciganos....esses sim , assim como os nossos ciganos que são uma nódoa na sociedade portuguesa.......nada mais tenho a dizer.........comentem por favor, estou ansiosa por ver quão humanos são os portugueses, com este povinho, já que com os próprios conterrâneos que vieram de África no 25 de Abril , de demonstravam tão racistas , que nem os autocarros podiam partilhar com medo de represálias..........viva Salazar que se visse tudo isto dava voltas no tumulo..
De mirela a 20 de Fevereiro de 2011 às 14:58
Em primeiro lugar tens que ler mais sobre Romania . Se calhar era bom ir lá ver a terra maravilhosa e o povo......Os ciganos são ciganos, como VOSSES também tem... Não digo que estou do lodo dos ciganos, porque de uma certa maneira tens razão , mas deixa de ser perfeita......Salazar esta morto e o governo não esta a fazer nada contra...... Conclusão ?....Quem e culpado?....Portugal, mas agora e tarde.Ja não esta mais nada a fazer. Ao respeito : Sarkozy ... Ele gasta dinheiro por nada....e o Portugal por acaso não tem dinheiro por isso e também não vale a pena, já tem bastantes dividas porque não esta governado como deve ser..... Não culpe em totalidade os ciganos//// ESPERO QUE ESTAS A VER QUE FALO SÓ DOS CIGANOS, E NÃO DOS ROMENOS,.....E ERA BOM SE TENS ALGUMA COISA A DIZER MAIS SOBRE CIGANOS, NÃO ESCREVE MAIS PALAVRA ROMENO, PORQUE ESTA DIFERENTE. E SE NÃO SABES.....COMO JÁ ESCREVI, LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO ANTES DE ESCREVER/////......Atentamente, Mirela Leta.
De Pedro a 23 de Abril de 2011 às 22:53
Sarbatoarea Sfanta a Invierii Domnului sa reverse asupra voastra sanatate,belsug si bucurii,iar Lumina din Noaptea Sfanta sa va ridice sufletele spre noi trepte spirituale si sa va insoteasca pasii pe drumul vietii.
De myckutz a 12 de Abril de 2011 às 22:24
"""""" terem morar com eles no mesmo prédio e veremos de não mudam de opinião rapidamente, desde lixo, mau cheiro, aglomerados de 15 num só apartamento, ameaças, drogas, não trabalham e vivem dos subsídios do nosso pais"""
Deve estar a confundir-nos!!!!As unicas drogas dos romenos sao: as mulheres e as bebidas!:D Estou aqui em Portugal a6anos,vivo no mesmo predio á 6anos num bairro de imigrantes,mas nunca encontrei um romeno drogado!!sabes porque?porque em romenia nao ha drogas em todos os cantos!os romenos nao tem tempo para isso!eles tem de trabalhar,porque nao ha almoço,jantar e pausa de cafe!os romenos nao procuram em portugal dinheiro ,pa!eles procuram desafios!aposto contigo que tu nao tens dinheiro para fazer uma excursao ate a romenia!a maioria de romenos que trabalham aqui ,deixaram em romenia moradias ,casas e campos maiores que a superficie portuguesa:D.E outro exemplo:comprei a segunda casa e aluguei para uma familia de brasileros de3
pessoas,mudaram-se15 em casa,e deixaram tudo estragado,roubaram a maquina de lavar e deixaram 800 euros em dividas!sobre os ciganos:nao todos sao ciganos!nao importa a raça,importa os principios,o caracter e a sua educaçao!!!
De Pedro a 23 de Abril de 2011 às 22:52
Fie ca Lumina Sfanta a acestei mari sarbatori sa-ti calauzeasca pasii,sa iti aduca sanatate si fericire care sa dainuie vesnic in preajma ta!Un Paste fericit alaturi de cei dragi!" HRISTOS A INVIAT"
De Pedro a 30 de Abril de 2011 às 21:33
Os Portugueses têm esquecido que eram ciganos da Europa nos anos 60,quando com a mala de madeira na mao em busca de trabalho e viviam em barracas na Alemanha e na Suíça e França:):):)
De Anónimo a 13 de Julho de 2013 às 19:26
Andreia, Não podia estar, mais de acordo, pelo menos no que respeita á má vizinhança que eles fazem. Realmente! Eu tenho como vizinhos não sei quantos romenos no piso por cima do meu e posso dizer que até agora foram os mais barulhentos que tive. Acho que estariam melhor a viver num sitio mais deserto onde não incomodassem ninguém Eu se tivesse poder de decisão sobre eles mandava-os de volta para o pais deles e sem direito a retorno.

Comentar post

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Justiceiro Social Pessoal