.Justiceiro Social

O Blog Justiceiro Social, foi idealizado como um espaço que irá estar sempre actualizado com a realidade social. Será um espaço de entrevistas, comentários, sugestões e diferentes visões da nossa sociedade actual. Desta forma pretendemos ser mais um suporte para todos aqueles que se interessam com o presente e o futuro da nossa sociedade

.posts recentes

. Políticas Sociais para a ...

. ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFIC...

. O ENVELHECIMENTO

. RELAÇÕES INTERPESSOAIS

. MIL VISITAS

. TRAUMAS DO BULLYING - mau...

. A pobreza em Portugal

. Factores e causas da Pobr...

. Ajude a ajudar

. Sondagem para aferir a vi...

.arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

Terça-feira, 15 de Abril de 2008

TRAUMAS DO BULLYING - maus tratos na escola

E se um dia o seu filho chegasse a casa e pedia para mudar de escola?
 
Ele pode estar a ser vítima de bullying. É uma expressão que se tornou Universal, apesar de desconhecida, não é uma coisa nova, provavelmente os seus pais já o praticavam na altura que estudavam.
Ofender, humilhar, discriminar, excluir, ignorar, intimidar, perseguir, agredir, ferir, estragar objectos pessoais, são alguns dos sintomas do bullying.
O bullying é uma agressão física, verbal e emocional quase diária, que inclui insultos ou até assaltos. Trata-se de um fenómeno mundial que existe nas escolas desde o jardim-de-infância e atinge o auge no 2º e 3º ciclos do ensino Básico. Em Portugal a palavra ainda é desconhecida para muitos, mas nos Estados Unidos o bullying atingiu proporções preocupantes.
Segundo os dados da «National Association of School Psychologists», uma em cada sete crianças norte-americanas em idade escolar é um bully (o agressor) ou uma vítima.
Os números tornam-se ainda mais surpreendentes quando compreendemos que estas agressões prejudicam os resultados académicos de 22% dos estudantes do 4º ao 8º ano.
Esta tortura psicológica e física
pode deixar marcas para toda a vida. Depois de algum tempo, as vítimas de bullying tornam-se ansiosas e deprimidas. Perdem auto-estima e começam a pensar que se calhar até merecem ser maltratadas.
A depressão pode até levar ao suicídio e, segundo o especialista em educação, isso acontece mais do que se pensa. “30% dos suicídios juvenis são por causa do bullying”.
Qualquer criança pode ser vítima de bullying, mas aquelas que são diferentes, ou não se encaixam, são normalmente as mais martirizadas. A aparência física parece ser o que desencadeia mais atitudes de bullying. Mas não há regas.
As crianças com deficiências físicas podem ser tão alvo dos bullies, como aquelas que são muito bonitas e populares na escola
Os alvos comuns são pessoas ou grupos que apresentam características destoantes da grande maioria, sejam estas deficiências físicas ou diferenças étnicas e culturais. São os famosos "quatro olhos", "cromos".
 Os rapazes estão muito mais envolvidos, tanto como autores quanto como alvos. Os agressores costumam bater, insultar, roubar e destruir os bens do oprimido.
Nem todos conseguem se livrar da pressão imposta pelos pequenos opressores. Hoje em dia, já não são raros os casos de adolescentes que invadem escolas armados, matam colegas e professores e terminam por cometer suicídio. O episódio retratado no documentário "Tiros em Columbine", do cineasta Michael Moore, aborda um dos muitos casos. Em abril de 1999, dois jovens, Eric Harris e Dylan Klebold entraram na Columbine High School fortemente armados, assassinaram 12 colegas e uma professora, antes de acabarem com as próprias vidas. O facto chocou o mundo, mas, talvez seja mais chocante o motivo que motivou a realização da chacina: eles eram vítimas de bullying.
Os especialistas afirmam que a violência que surge na infância gera reflexos na vida adulta. Um jovem que é vítima da discriminação dos colegas tende a ser retraído, sofre mais de depressão e pode vir a cometer suicídio. Já o agressor pode se tornar violento e vir a cometer crimes.
A longo prazo, o bullying pode levar à sensação de impunidade e, consequentemente, no futuro, à atitudes anti-sociais, dificuldades no relacionamento afectivo, delinquência ou actos criminosos. Pode também levar às atitudes agressivas no trabalho ou à violência familiar.
 Enquanto os rapazes usam a agressão física para intimidar, as raparigas têm sua própria maneira de maltratar e humilhar as colegas. As agressões verbais são constantemente recorridas para isolar uma colega do grupo
publicado por CSPS às 11:58
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De olguinha a 22 de Abril de 2008 às 13:33
o bullying sempre existiu, mas só agora devido a comunicaçao social passou a ser tido em conta por todos os profissionais relacionados com a educaçao, tal só aconteceu porque até agora ninguem encarava este fenomeno com a gravidade que ele realmente tem. é um problema relamente grave e que devemos estar atentos para o identificar, no entanto temos que ter atençao para nao cairmos numa generalizaçao excessiva de certos comportamentos de crianças e jovens que tdos os dias na escola passam por um processo de se descobrirem a si e aos outros.
De Finalistas da lic. de Serviço Social a 14 de Novembro de 2008 às 17:15
Olá!
Vimos por este meio divulgar a realização de um seminário realizado pelas finalistas da licenciatura de Serviço Social, cujo tema é o “serviço social na educação: um vazio por preencher”, que decorrerá no próximo dia 2 de Dezembro, nas instalações do ISPGaya.
Desde já contamos com a sua presença.
Agradecíamos que divulgassem este evento.
Obrigado.
Para mais informações sobre este evento: www.ispgaya.pt
De Mirella a 22 de Julho de 2010 às 17:05
Bom queria saber o que pode ser feito se uma criança está sendo vitima de bullying não consegue fazer com que o culpado seja punido?
De carlos a 24 de Novembro de 2010 às 13:22
1 - Falas com pais e professores e sugerir programas de envolvimento nos locais que ocorrerem a violencia.
2 - evar uma arma pra escola e matar os coleguinhas.
3 - Aguentar calado e torcer para alguém mais esquisito aparecer.

A primeira solução é a mais cabivel na minha opinião.
De olgapixaõ pisa de souza a 10 de Maio de 2011 às 18:00
Bom queria saber o que pode ser feito se uma criança está sendo vitima de bullying não consegue fazer com que o culpado seja punido?


De Yasmin Baron a 26 de Julho de 2012 às 22:55
O culpado nunca é punido. E a reação mais comum é culpar a vítima. Passei anos em psicólogos pra me sentir ainda pior, me diziam que eu tva me comportando de forma estranha que eu devia ser diferente que não tava me esforçando pra me incluir na turma essas coisas. Se não tivesse ido tanto em psicólogos em uma idade em que eu ainda não era madura o suficiente pra entender que a culpa não era minha como eles falavam não estaria em situação tão ruim hoje.
De luana gataa a 1 de Junho de 2011 às 01:11
E se voce sofre de bullying reaja nao fique parado eu sei o quanto e dificil mas nos sempre conseguimos eu consegui voce tambem pode conseguir
abracos
De faricio a 16 de Agosto de 2011 às 18:06
Podemos dizer que os os feitos de hitle durante a segunda gerra mundial simula um tipo de bully?! Acredito que sim; pois apesar das circuntancias em projecao maiores o principio e o mesmo; persegui maltrata e humulhar pessoas por acreditar que sao inferiores por causa da sua rassa religiao ou cutura. Percebeu como esse probema ameaca a paz mudial. Providencias precisao ser tomadas e rapido antes que mais trajedias a cotecao
De Felipe a 4 de Junho de 2012 às 15:07
Fui vítima de bullying, cresci, e hoje sou um adulto inseguro, ansioso, e dependente de ansiolíticos e psicoterapia, além de patologicamente tímido e retraído. Sou a prova viva do quão catastrófico o bullying pode ser para um indivíduo.
Finalmente, está merecendo a devida atenção.

Comentar post

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Justiceiro Social Pessoal